Louvre Abu Dhabi por Jean Nouvel

Já se iniciou a construção do complexo cultural Louvre Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A construção foi iniciada em uma cerimônia oficial, com a colocação da primeira pedra simbólica pelo Presidente francês Nicolas Sarkozy e o Sheikh de Abu Dhabi, o Mohammedb Bin Zayed Al Nahyan.

Inspirado pela paisagem natural do entorno, o novo Louvre desenhado por Jean Nouvel será uma “micro-cidade flutuante” de 24 mil metros quadrados, projetado para abrigar um complexo de pavilhões, praças, becos e canais.

“A Ilha – comentou o estilista francês – oferece um panorama rígido, atenuado pelo encontro com o canal, conceituando a imagem desértica da Terra contra a fluidez da água. Isso tem estimulado a imaginação de uma cidade que queima no chão ou mergulha dentro da água.

Uma grande e baixa cúpula de 180 metros de diâmetro serve como uma cobertura para todo o complexo. Perfurado por numerosas pequenas aberturas, como um grande pergolado que permite a passagem de luz natural, e ao mesmo tempo mantendo um bom clima no interior.

“O edifício – diz o autor do projeto – é coberto por uma grande cúpula, uma forma comum a todas as civilizações. É uma cobertura transparente que permite a entrada de uma luz mágica . A água desempenha um papel importante, refletindo todas as edificações e com a ajuda do vento, criando um micro-clima confortável.”

A conclusão dos trabalhos para os quais foi estimado um custo total de cerca de 76,5 milhões de euros, é esperado em 2013. Mas somente em 2018 se dará a transformação definitiva do bairro cultural.






Via.