Sem título

Arquitetura não é um esporte e muito menos uma competição. Mas, convenhamos: é impossível olhar para esses dois projetos (prestes a serem erguidos na cidade de Beirute) e ignorar as semelhanças. Um deles é do Accent Design, um grupo fundado na própria Beirute (ou seja, formado por arquitetos locais). O outro é do Orange Design, formado por arquitetos holandeses. Imagine esses dois prédios no horizonte da cidade! Lindo, não? Mas vamos imaginar que somos possíveis compradoras de um apartamento em Beirute e temos que decidir entre um ou outro.

Este é o The Cube, projetado pelo Orange Design da Holanda, com 50 metros de altura e 19 apartamentos. Localizados do lado leste da cidade de Beirute, possui janelas de vidro gigantes, varandas ao ar livre e um estacionamento interessante mas ecologicamente duvidoso.

E este é o Beirut Residencial Building, do grupo Accent Design, com 23 pisos, varandas suspensas e uma vista incrível para o mar ou para o centro da cidade (dependendo do apartamento).

O The Cube possui um interior clean que, com as janelas de vidro gigantes, fica lindo! Mas pense bem: imagine o sol do Líbano batendo todo dia na sua janela! É muito calor e, se você parar pra pensar, muito pouca privacidade. Ponto para o Beirut Residencial Building.
O estacionamento do The Cube é um buraco na montanha cheia de palmeiras que parece que foi trazida do Hawaii! Sim, é ecologicamente suspeito, mas muito mais legal que a garagem sem-graça de quatro andares subterrâneos do Beirut Residencial Building. Ponto para o The Cube.
Bom, para decidir de vez quem leva essa disputa, resolvemos olhar para a característica mais marcante de ambos: as varandas. No The Cube elas são espaçosas e arejadas, mas as varandas do Beirut Residencial Building ganham pela ousadia de criar uma espécie de bairro vertical, onde os vizinhos podem interagir melhor uns com os outros para além do elevador. É, em todos os sentidos, um novo conceito de prédio. Portanto, o Beirut Residencial Building é o nosso escolhido!

E o seu, qual é?