Sem título

jj_01

No dia 4 de julho de 1862, há exatos 151 anos, o escritor Charles Lutwidge Dodgson acompanhava as 3 filhas de seu amigo, Henry Liddell, em uma viagem de barco no rio Isis em Oxford na Inglaterra. Uma das irmãs, Alice de 10 anos, pediu para Charles contar uma história para entretê-las. O escritor, então, contou uma história mirabolante de uma jovem entediada chamada Alice. Naquele momento, nascia uma das histórias mais incríveis da literatura: Alice no País das Maravilhas.

A pedido das irmãs, Charles Dodgson, a.k.a  Lewis Carroll colocou no papel a história, que recebeu o título provisório de  “As aventuras de Alice no Mundo Subterrâneo”. O manuscrito foi entregue para a pequena Alice Liddell somente 2 anos depois daquela tarde no barco.

No entanto, Dodgson continuou a desenvolver a aventura fantástica de Alice e, exatamente em 4 de julho de 1965, “As aventuras de Alice no País das Maravilhas” foi publicado. A primeira edição ficou pouco tempo nas prateleiras, foi retirada devido às reclamações do ilustrador John Tenniel sobre a qualidade da impressão. Já a segunda tiragem foi sucesso absoluto! Alice, Chapeleiro Maluco, Gato de Cheshire (ou Gato Risonho) e toda a trupe dessa aventura lisérgica  ganharam o coração e espaço na biblioteca de muita gente ao redor do mundo! A história virou fonte de inspiração para a moda, música, filmes, games, óperas e o que a sua imaginação permitir!

Por isso, hoje é dia de Alice!

 jj_10
Pequena Alice Liddell e Charles Dodgson a.k.a Lewis Carroll

JJ_08
Alice de John Tenniel
jj_3
Alice cercada por personagens por Peter Newell
jj_07
Alice virou game – Alice in Wonderland vs. American McGee’s Alice
jj_09
Inspiração para o mundo fashion – Harper´s Bazaar China
E para finalizar, a primeiríssima versão cinematográfica da história de Carroll, produzida em 1903 – 37 anos após o lançamento do livro. Boa viagem!