We Love Lady Ella

jj_blog

Lady Ella

Primeira Dama da Música

Ella Fitzgerald

Em 25 de abril de 1917 nascia Ella Jane Fitzgerald, em Newport News, Virgínia. 96 anos depois, estamos aqui, celebrando a vinda dessa estrela que tornou nossa vida mais bonita sua voz perfeita.

Foram 59 anos de carreira, mais de 200 álbuns entre jazz, ópera e bossa nova, mais de 40 milhões de discos vendidos, 14 Grammys e duas importantes premiações do governo dos EUA: a Medalha Nacional das Artes, do presidente Ronald Reagan, e a Medalha Presidencial da Liberdade, de George H. W. Bush.
Números inimagináveis para a menina que queria ser dançarina. Quando perdeu sua mãe, em 1932, vítima de enfarte, Ella parou de estudar. Foi vigia de bordel e morou na rua. Até que, em 21 de novembro de 1934, com apenas 17 anos, Ella fez sua estreia como cantora no Teatro Apollo, no Harlem. O público começou a chegar e, com eles, a oportunidade de participar de competições. Com suas referências da juventude, como Louis Armstrong, Bing Crosby e The Boswell Sisters, e sua voz impressionante, novas oportunidades surgiram. Depois de um tempo em carreira solo como líder da banda “Ella Fitzgerald and her Famous Orchestra”, Ella entra para a gravadora Decca em 1942. Mas, foi na Verve que sua carreira decolou. Ali, foi produzido o material que mudaria a vida de Ella e que viria a ser um documento cultural americano, o Great American Songbook.

O período de 1956 a 1963 foram os mais dourados de sua carreira. Com a venda da Verve, Ella segue carreira em diversas gravadoras e acaba se afastando um pouco do jazz, devido aos novos trabalhos.

Mas, surpreendendo ao público e à crítica, Ella volta a fazer sucesso em 1972, com o álbum Jazz at Santa Monica Civic ’72. A carreira, entretanto, entrou em declíniou pouco tempo depois, por conta de problemas de saúde. Em 1991, Ella fez sua última gravação e, dois anos depois, a última apresentação. No dia 15 de junho de 1996, nossa estrela partiu.

Por sua história e legado, essa é a nossa singela (porém honesta) homenagem à Lady Ella!
WE LOVE YOU!
Fique com a versão de Ella para Hey Jude!